☎️ (51) 3311-6513

🏢 Rua Ramiro Barcelos, 1172 Conjunto 203/204 -Porto Alegre

Introdução:

Até algum tempo atrás as pessoas não tinham outra alternativa a não ser os óculos ou as lentes de contato para compensar a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Hoje, com os notáveis avanços tecnológicos do excimer laser e o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, a correção cirúrgica da miopia, do astigmatismo e da hipermetropia tornou-se um procedimento bastante seguro com resultados satisfatórios e estáveis, beneficiando anualmente mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

Há duas técnicas cirúrgicas principais que utilizam o excimer laser na correção dos erros refrativos:
o LASIK e a PRK.

O Laser Utilizado:

ZEISS MEL 90

Especialmente projetado para as necessidades do cirurgião refrativo moderno, o laser excimer MEL® 90 da ZEISS incorpora resultados confiáveis, segurança comprovada e opções configuráveis individualmente. Características únicas do produto como a função de interruptor FLEXIQUENCE® (250 Hz / 500 Hz), o perfil de ablação Triple-A e a excepcional velocidade de ablação intra-operatória criam perspectivas de tratamento a laser de excímeros totalmente novas.

Resultados de confiança. Uma especialidade ZEISS MEL 90 é o Algoritmo de Ablação Avançada Tripla A. É um único perfil de ablação para uma ampla gama de correções esféricocilíndricas (SCA) que simplifica o planejamento do tratamento. O Triple-A oferece um alto grau de precisão, reprodutibilidade e previsibilidade, assim como vantagens como a indução controlada de aberrações esféricas e ablação tecidual que poupa os tecidos.

Suas funções pré-instaladas também oferecem aos cirurgiões o suporte ideal para alcançar excelentes resultados de tratamento e tratamentos suaves de nível padrão, superior e inferior de ametropia, bem como de astigmatismo. Estas características garantem um tratamento bem sucedido dos seguintes procedimentos: Femto-LASIK, LASIK, LASEK, PRK e PTK.

Velocidade de ablação rápida. Com a sua função exclusiva de interruptor FLEXIQUENCE (250 Hz e 500 Hz de operação) e opções de configuração adicionais, o ZEISS MEL 90 é um verdadeiro pacote de alimentação personalizado. Ao executar o LASIK para miopia a 500 Hz, o ZEISS MEL 90 pode abater intra-operativamente 1 dioptria em apenas 1,3 segundos.

LASIK:

No LASIK, pinga-se colírio anestésico e uma fina camada da córnea é levantada por um aparelho chamado microcerátomo.
Para corrigir a miopia, o laser atua no centro da córnea tornando-a mais plana. Isto move o ponto de foco para a retina e a imagem torna-se nítida.

PRK:

Na PRK (Photo Refractive Keratotomy), o oftalmologista anestesia a córnea do paciente com colírio e remove uma pequena parte da córnea central com uma aparelho especial.
Para corrigir a miopia, o laser atua no centro da córnea por menos de 1 minuto, tornando-a mais plana.

Prelex

Um procedimento para reduzir ou eliminar a dependência dos óculos

PRELEX é a sigla utilizada para definir Presbyopic Lens Exchange. PRELEX é um procedimento alternativo à correção visual a laser e outros procedimentos cirúrgicos refrativos. O PRELEX corrige a hipermetropia, a miopia e a presbiopia (vista cansada) utilizando um implante de lente intra-ocular multifocal.

Milhões de olhos que receberam implantes de lentes intra-oculares quando submetidos à cirurgia de catarata usaram a mesma técnica cirúrgica de grande sucesso usada no PRELEX. O procedimento é recomendado para os altos míopes, altos hipermétropes ou para quem tenha córneas muito finas para serem submetidas à correção visual a laser. Também é uma alternativa viável para aqueles acima dos 40 anos que desejam eliminar sua dependência dos óculos multifocais e para quem que já apresenta sinais de catarata.

Existem três fatores que contribuem para o foco da imagem: a curvatura da córnea, o cristalino (lente natural do olho) e o comprimento do olho. Muitos procedimentos de correção visual, como o LASIK, alteram o poder de foco do olho através da mudança da curvatura da córnea. O PRELEX, por outro lado, corrige a miopia, a hipermetropia e a presbiopia através da substituição do cristalino por uma lente intra-ocular multifocal com um grau apropriado ao comprimento do olho e à curvatura da córnea.


O avanço no design das lentes intra-oculares tem permitido que os pacientes escolham as lentes multifocais para corrigir a visão. Em contraste aos implantes de lentes monofocais que fornecem uma excelente visão para uma só distância, os implantes multifocais fornecem uma boa visão para múltiplas distâncias: longe, intermediária e perto, permitindo que a pessoa realize suas atividades diárias com eliminação ou diminuição da dependência dos óculos. Implantando as lentes multifocais em ambos os olhos, os pacientes se beneficiam da visão binocular com melhora da percepção de profundidade em múltiplas distâncias. A capacidade para ver a diferentes distâncias com os dois olhos traz vantagens sobre a monovisão. A monovisão, freqüentemente realizada com o LASIK, é uma opção na qual um dos olhos é corrigido para ver à distância e o outro olho é corrigido para perto.

PRELEX geralmente é realizado como um procedimento ambulatorial, sem internação. A principal diferença entre a cirurgia de catarata e a do PRELEX é que a cirurgia de catarata é executada para substituir o cristalino opaco e o PRELEX para diminuir a dependência de óculos ou de lentes de contato.


O olho é anestesiado para garantir conforto ao paciente durante o procedimento. Em seguida, o cirurgião remove o cristalino, através de uma microincisão de 3 mm, de comprimento usando vibrações ultra-sônicas.. O cristalino é, então, substituído por uma lente intra-ocular multifocal dobrável, a qual é introduzida através da micro-incisão. Uma vez colocada dentro do olho, a lente espontaneamente se desdobra e é colocada na posição definitiva. Geralmente, não são necessários pontos, pois a pequena incisão é auto-selante.

As lentes intra-oculares multifocais podem corrigir a hipermetropia, a miopia e a presbiopia. Alguns pacientes possuem certo grau de astigmatismo corneano e necessitam de uma correção adicional. Por exemplo, incisões relaxantes podem ser realizadas na superfície da córnea para reduzir o astigmatismo no mesmo tempo cirúrgico do PRELEX. Essas micro-incisões, chamadas de incisões limbares relaxantes, criam uma córnea mais simétrica, reduzindo ou eliminando o astigmatismo.

Logo após o procedimento, os pacientes vão para casa onde descansarão o restante do dia. Cada pessoa responde de uma forma diferente à cirurgia. Muitos pacientes apresentam uma melhora da visão quase que imediatamente e a maioria retoma suas atividades normais dentro de um a dois dias. O PRELEX geralmente é realizado no segundo olho dentro de uma ou mais semanas depois do primeiro procedimento.

Com o implante intra-ocular, sua visão continuará a melhorar ao longo do tempo à medida que você se adapte a sua nova visão multifocal. Uma vez estabilizada, sua visão provavelmente não mudará ao longo do tempo. Na verdade, pacientes submetidos ao PRELEX nunca irão precisar de cirurgia de catarata, não importando o tempo que eles vivam.

A maioria dos procedimentos para corrigir a visão envolve processos minimamente invasivos que alteram a forma da córnea, como as correções a laser. Pacientes submetidos ao PRELEX tem poucas chances de apresentarem complicações relacionadas com os procedimentos a laser. Porém o PRELEX é um procedimento intra-ocular, apresentando a possibilidade de complicações próprias, diferentes das que possam ocorrer com os procedimentos a laser. Seu médico lhe dará as informações adicionais sobre riscos e complicações que irão ajudá-lo a decidir se o PRELEX é adequado para você.

Perguntas mais frequentes:

Existem duas técnicas cirúrgicas: a PRK e o LASIK. Em nosso serviço utilizamos com mais freqüência o LASIK. A anestesia é realizada sob a forma de colírios, e o laser é aplicado em uma camada profunda da córnea. A cirurgia dura em torno de 5 minutos, não sendo necessário ocluir o olho.

Não. Sua alta é imediata. Você retorna para casa logo após a cirurgia.

Sim. Depende de cada caso. Converse com seu médico.

Não. Podem ocorrer alguns incômodos nos primeiros dias, lacrimejamento, sensação de areia, visão de halos, fotofobia e reflexos à noite.

Acontece em torno de 5 dias, podendo levar até 3 meses.

Você precisa ter mais de 18 anos, estabilização do grau por um período de 2 anos e realizar alguns exames oftalmológicos especializados.

Neste procedimento cirúrgico há uma redução do grau permitindo tirar sua dependência dos óculos. A maioria das pessoas não necessita de correção com óculos após a cirurgia. Existem casos em que são prescritos óculos para dirigir à noite, uso de computador ou fazer leituras prolongadas. Se você tem em torno de 40 anos ou mais necessitará de óculos para leitura.

Sim. O laser é seletivo, atinge exclusivamente a córnea e você poderá submeter-se a qualquer nova intervenção.

Para a maioria das atividades o retorno se dá com 3 dias. Atividades como futebol, natação, judô, praia e sauna por 30 dias. Esteira, bicicleta, caminhada e musculação após 8 dias. O uso de maquiagem deverá ser evitado por 30 dias.

Recomenda-se o uso de óculos escuros com proteção ultravioleta em torno de 90 dias.

Serão realizados novos exames para avaliação da córnea, estando apto, será aplicado o laser em outra etapa ou o uso de lentes de contato.

As complicações sérias decorrentes do LASIK ou da PRK são bastante raras. A correção fotorefrativa à laser é um procedimento seguro, eficiente, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Entretanto, as suas dúvidas poderão ser esclarecidas por seu oftalmologista durante a consulta;

Ficou alguma dúvida?

Deseja agendar uma consulta?

*Retornaremos assim que possível

Open chat